Resultados de Marketing

Livro Nudge: por que todo profissional de marketing deveria ler?

Sabe aquele livro agradável, útil, que aborda temas complexos de forma leve? O livro Nudge é assim. Embora tenha sido escrito por um economista, a promessa é que o leitor conseguirá tomar melhores decisões em diversos campos da sua vida. Nesse texto você vai descobrir o motivo de Nudge integrar a lista como um livro essencial para qualquer profissional de marketing.

Vamos lá?

O livro nugde é bom? Por que?

É. Muito bom. O livro oferece aborda  arquitetura da escolha, que também pode ser chamada de nudging. Se você não sabe o que é arquitetura da escolha, vale a definição encontrada no wikipedia

“Nudging é a organização do contexto no qual as pessoas tomam decisões, com objetivo de influenciá-las de forma previsível pela ciência.”

Wikipedia

Ousado, não?

Um resumo (bem resumido) do livro Nudge:

Quantas escolhas você faz todos os dias? Você as considera boas escolhas?

O livro revela que, com base em décadas de pesquisa na área de ciência comportamental, nenhuma opção é oferecida pra gente de forma neutra, ou seja, a forma como somos expostos a diversas coisas pode afetar nossa decisão. Algumas vezes podemos tomar melhores decisões e outras vezes as piores. 

Considerando que conhecimento é riqueza, depois dessa leitura o seu olhar para muitas ofertas disponíveis na sua rotina serão alterados. Por exemplo, parcelamentos com cartão de crédito, ser um doador de órgãos ou uma velhice economicamente saudável são escolhas você nem imagina que alguém já fez por você.

Por isso, livro Nudge é essencial pra qualquer profissional de marketing! De forma leve, o autor te conduz para o outro lado do balcão e te ajuda a dar uns “empurrõezinhos” por aí 🙂

Você pode usar nudge pra induzir pessoas a comprar meu produto?

Ainda mais se for beneficiar o comprador do produto! Curiosamente os primeiros arquitetos de escolha atuaram na política pública, porém, atualmente, áreas como a de comportamento do consumidor utilizam o conhecimento para o marketing para apoio a tomada de decisão dos seus clientes. Primeiramente, pra fazer isso você precisa conhecer e interpretar padrões do seu público, além de executar alguns experimentos que podem validar a sua hipótese.

O que você pode fazer em marketing com arquitetura da escolha?

Muitas coisas! Imagine o seguinte: Você precisa criar uma campanha de marketing para aumentar os leitores do seu blog. O caminho escolhido por você foi um e-book e lá, dentro do e-book, tem o link para o seu blog. Isso pode engajar seu público, certo? Agora, já imaginou se tivesse um botão na sua landing page de download “quero receber conteúdo do blog” e por padrão ele já estivesse ativado para todo usuário que fizesse o download? Qual forma você acha que traria mais leads?  

O livro traz alguns questionamentos e insights como esse, desde o impacto nas vendas de uma lanchonete por meio de uma simples mudança no posicionamento dos alimentos da vitrine, até a escolha do seu plano de previdência privada. 

Finalmente a conclusão:

Leia. Afinal, você pode direcionar a escolha do seu cliente, bem como ter muito mais sucesso com as suas campanhas de marketing! Dê uma olhada no livro, tem venda disponível em diversos lugares!

O preço varia entre R$29 e R$45, por isso vale pesquisar antes de comprar.

Ei, você conhecia o termo “arquitetura de escolhas”? Escreve aqui nos comentários!

Compartilhe nas suas redes sociais:
Mariana Baptista

Profissional de marketing apaixonada por marketing de performance! Acredito que ações bem direcionadas podem ser bem-sucedidas quando conhecemos bem o público e o comportamento do cliente em potencial. Sou capaz de definir indicadores alinhados com o direcionamento estratégico da empresa e gerenciar uma equipe multidisciplinar. Possuo ampla experiência em marketing de performance e aplico de forma sustentável nas estratégias digitais de marcas focadas em growth. Tenho casos de sucesso no uso do mix: Inteligência de Mercado + Inbound Marketing, Automação de Marketing, Chatbot, CRM, Interfaces Design e User Experience (UX). Sou certificada pelo Google (Google Ads), tenho boas habilidades nas ferramentas: Facebook Ads, Hubspot, RD Station e Excel. Também tenho experiência em plataformas de análise de desempenho digital: Google Analytics e SEM Rush, para acompanhar os resultados de SEO.

Recent Posts

CRM: lista com 15 ferramentas mais usadas!

CRM, ou Customer Relationship Management, é uma forma estratégica de gerenciar as relações entre uma…

2 anos ago

O que é marketing de referência e como ele funciona

O marketing de referência é uma estratégia de marketing. Usualmente conhecida como "marketing boca-a-boca", se…

2 anos ago

O que fazer com sua campanha de marketing digital durante o feriado?

Muitos profissionais não sabem o que fazer com sua campanha de marketing digital durante o…

2 anos ago

Os melhores sites para encontrar vagas de marketing

Você está buscando uma vaga na área de marketing digital e não sabe por onde…

2 anos ago

Como fazer uma entrevista de marketing?

Preparar uma entrevista de marketing pode ser o primeiro desafio que muitos gestores passam ao…

3 anos ago

36 Erros de Marketing Digital que você pode cometer

Aceite que você vai cometer um desses 36 erros de marketing digital. Esse é o…

4 anos ago