Consultoria de Marketing

Funil de marketing durante uma pandemia: como fica?

Estamos vivendo um período desafiador em diversos aspectos. Tudo estava certo, o ano iniciou, seu planejamento de marketing estava caminhando e de repente o país se depara com um isolamento social. Cada um tem uma história e uma trajetória que pode ter sido abruptamente alterada por causa da pandemia de coronavírus. O mundo discute saúde e economia com uma frequência absurda, apesar disso, aqui falaremos sobre como fica o funil de marketing durante uma pandemia.

Quais segmentos têm o funil de marketing fortalecido durante a crise?

Primeiramente a análise deve ser feita com base na natureza do negócio. Se o seu empreendimento possui uma característica essencial para a população e se você souber direcionar sua comunicação para esse momento, você não terá problemas. Porém, caso você seja um arquiteto ou personal trainer provavelmente aparecerão desafios para sustentar seus rendimentos durante esse período, já que serviços como esses podem estar no grupo dos mais impactados negativamente.

E o que fazer nesse caso?

Aceite que suas vendas e seu funil de marketing serão muito impactados durante a pandemia.

Sim, suas vendas não serão as mesmas. De antemão, recomendo planejar ações de meio de funil. 

Faça a nutrição dos leads sem oferecer seu produto diretamente. Envie e-mails sobre o que você pode fazer para ajudá-lo, se não houver nada que você possa fazer, posicione-se de forma que demonstre sua preocupação com a saúde e bem-estar do cliente. 

Pergunte ao seu cliente como ele está. Esse não é o momento de ser agressivo, principalmente se as visitas caíram ou o interesse no seu serviço foi reduzido. Mandar mensagens com promoções pelo whatsapp, por exemplo, deve ser feito de forma cautelosa para que não seja mal interpretado.

Pause as suas campanhas pagas com foco em venda agora.

Exatamente, pause. Como assim, pausar campanhas pagas?

Em outras palavras: pause suas campanhas pagas de vendas e foque em campanhas de marca. Reflita sobre os benefícios que sua empresa oferece para iniciar uma campanha que apresente eles para seus clientes.

Apoie os seus clientes!

Por fim, se coloque disponível, seus clientes gostarão de saber que sua empresa apresenta empatia pelo momento. Uma das formas mais interessantes de demonstrar esse apoio é por meio dos perfis das redes sociais, principalmente para alguns clientes mais engajados. Interaja com eles, essa é a hora de manter o contato.

É possível continuar vendendo durante a pandemia do COVID-19?

Algumas empresas estão se beneficiando desse momento, possivelmente sairão dessa crise com mais força e maiores. Alguns insights e exemplos pra inspirar você!

  • Serviços domiciliares que não oferecem contato: Por exemplo, um lava jato pode prospectar pro whatsapp de grupos de condomínio e reforçar a importância de ter limpeza em um momento como esse.
  • Serviços de beleza: cupom promocional por meio de e-commerce. Garanta o seu seu serviço agora e agende até o final de 2020. Com um preço abaixo do que costuma praticar, é bem provável que os clientes se interessem. Se você não tem um site pronto pra isso, pode experimentar o elo7 ou shopify.
  • Itens de casa: durante a quarentena as pessoas ficarão em casa, o que abre precedente pra diversas campanhas que conectem o seu cliente com a sua marca. A etna fez uma campanha nessa linha, você pode pensar em algo semelhante. Pode ser que seja durante esse período que o seu futuro cliente perceba que falta algum item para a sua rotina.

Desejo que consigamos sair mais fortes e inovadores desse período tão incerto. Também desejo que você tenha fôlego para continuar em busca de soluções pra manter o seu fluxo de caixa saudável durante esse período. 

Quer compartilhar alguma ideia que tem dado certo pra você? Deixa nos comentários que pode virar um novo post 🙂

Compartilhe nas suas redes sociais:
Mariana Baptista

Profissional de marketing apaixonada por marketing de performance! Acredito que ações bem direcionadas podem ser bem-sucedidas quando conhecemos bem o público e o comportamento do cliente em potencial. Sou capaz de definir indicadores alinhados com o direcionamento estratégico da empresa e gerenciar uma equipe multidisciplinar. Possuo ampla experiência em marketing de performance e aplico de forma sustentável nas estratégias digitais de marcas focadas em growth. Tenho casos de sucesso no uso do mix: Inteligência de Mercado + Inbound Marketing, Automação de Marketing, Chatbot, CRM, Interfaces Design e User Experience (UX). Sou certificada pelo Google (Google Ads), tenho boas habilidades nas ferramentas: Facebook Ads, Hubspot, RD Station e Excel. Também tenho experiência em plataformas de análise de desempenho digital: Google Analytics e SEM Rush, para acompanhar os resultados de SEO.

Recent Posts

CRM: lista com 15 ferramentas mais usadas!

CRM, ou Customer Relationship Management, é uma forma estratégica de gerenciar as relações entre uma…

2 anos ago

O que é marketing de referência e como ele funciona

O marketing de referência é uma estratégia de marketing. Usualmente conhecida como "marketing boca-a-boca", se…

2 anos ago

O que fazer com sua campanha de marketing digital durante o feriado?

Muitos profissionais não sabem o que fazer com sua campanha de marketing digital durante o…

2 anos ago

Os melhores sites para encontrar vagas de marketing

Você está buscando uma vaga na área de marketing digital e não sabe por onde…

2 anos ago

Como fazer uma entrevista de marketing?

Preparar uma entrevista de marketing pode ser o primeiro desafio que muitos gestores passam ao…

3 anos ago

36 Erros de Marketing Digital que você pode cometer

Aceite que você vai cometer um desses 36 erros de marketing digital. Esse é o…

4 anos ago