Estamos vivendo um período desafiador em diversos aspectos. Tudo estava certo, o ano iniciou, seu planejamento de marketing estava caminhando e de repente o país se depara com um isolamento social. Cada um tem uma história e uma trajetória que pode ter sido abruptamente alterada por causa da pandemia de coronavírus. O mundo discute saúde e economia com uma frequência absurda, apesar disso, aqui falaremos sobre como fica o funil de marketing durante uma pandemia.
Primeiramente a análise deve ser feita com base na natureza do negócio. Se o seu empreendimento possui uma característica essencial para a população e se você souber direcionar sua comunicação para esse momento, você não terá problemas. Porém, caso você seja um arquiteto ou personal trainer provavelmente aparecerão desafios para sustentar seus rendimentos durante esse período, já que serviços como esses podem estar no grupo dos mais impactados negativamente.
E o que fazer nesse caso?
Sim, suas vendas não serão as mesmas. De antemão, recomendo planejar ações de meio de funil.
Faça a nutrição dos leads sem oferecer seu produto diretamente. Envie e-mails sobre o que você pode fazer para ajudá-lo, se não houver nada que você possa fazer, posicione-se de forma que demonstre sua preocupação com a saúde e bem-estar do cliente.
Pergunte ao seu cliente como ele está. Esse não é o momento de ser agressivo, principalmente se as visitas caíram ou o interesse no seu serviço foi reduzido. Mandar mensagens com promoções pelo whatsapp, por exemplo, deve ser feito de forma cautelosa para que não seja mal interpretado.
Exatamente, pause. Como assim, pausar campanhas pagas?
Em outras palavras: pause suas campanhas pagas de vendas e foque em campanhas de marca. Reflita sobre os benefícios que sua empresa oferece para iniciar uma campanha que apresente eles para seus clientes.
Por fim, se coloque disponível, seus clientes gostarão de saber que sua empresa apresenta empatia pelo momento. Uma das formas mais interessantes de demonstrar esse apoio é por meio dos perfis das redes sociais, principalmente para alguns clientes mais engajados. Interaja com eles, essa é a hora de manter o contato.
Algumas empresas estão se beneficiando desse momento, possivelmente sairão dessa crise com mais força e maiores. Alguns insights e exemplos pra inspirar você!
Desejo que consigamos sair mais fortes e inovadores desse período tão incerto. Também desejo que você tenha fôlego para continuar em busca de soluções pra manter o seu fluxo de caixa saudável durante esse período.
Quer compartilhar alguma ideia que tem dado certo pra você? Deixa nos comentários que pode virar um novo post 🙂
CRM, ou Customer Relationship Management, é uma forma estratégica de gerenciar as relações entre uma…
O marketing de referência é uma estratégia de marketing. Usualmente conhecida como "marketing boca-a-boca", se…
Muitos profissionais não sabem o que fazer com sua campanha de marketing digital durante o…
Você está buscando uma vaga na área de marketing digital e não sabe por onde…
Preparar uma entrevista de marketing pode ser o primeiro desafio que muitos gestores passam ao…
Aceite que você vai cometer um desses 36 erros de marketing digital. Esse é o…