Muitos profissionais não sabem o que fazer com sua campanha de marketing digital durante o feriado, isso não é incomum, fique tranquilo.
A dúvida é ainda mais comum quando existem campanhas de mídia paga ativas no google ads ou facebook ads, por exemplo.
Antes de reduzir o orçamento de marketing digital durante feriados nacionais, ou pausar completamente suas campanhas, avalie algumas oportunidades que podem ser exploradas.
Separei algumas dicas sobre o que fazer com suas campanhas pagas durante longos feriados, como o natal e o carnaval, por exemplo.
Primeiramente acesse o painel de dados das plataformas.
No facebook ads, por exemplo, você pode exportar os seus dados ou avaliar diretamente nas colunas aplicando o filtro do período desejado.
Essa deveria ser uma rotina diária, mas se não for, o objetivo dessa etapa é ter certeza do que está funcionando.
Se foram campanhas focadas em conversão, veja a taxa de conversão se alterou no último mês.
Outra boa análise é se o orçamento está adequado. Comece a monitorar se a frequência aumentou ou se está sobrando orçamento conforme o feriado se aproxima.
Uma grande vantagem para o seu negócio: caso a sua conta de anúncios possua um histórico do ano anterior, filtre e veja qual foi a mudança.
Porém, nunca compare um ano com o outro, compare o mês anterior com o mês do feriado do ano anterior com o do ano atual. Para que seja uma comparação justa, veja as alterações mês conta mês de cada ano.
Com todos os indicadores relevantes reunidos, siga para o segundo passo!
Depois de coletar e analisar os dados da campanha, percebeu alguma inconsistência? Alguma oportunidade?
Pra te ajudar a identificar essas oportunidades, reveja o objetivo principal de cada campanha e verifique o indicador de sucesso dela.
Por exemplo, imagine que o seu foco principal seja a geração de leads, agrupe as suas campanhas pelo indicador de leads gerados (ou conversões).
Reúna as que possuem melhores resultados e as que tiveram resultado não satisfatório para ajudar a tomar decisões separadas para cada uma delas.
Você pode escolher revisar o orçamento das piores, por exemplo.
Alguém vai atender o seu cliente potencial quando ele for impactado por uma campanha durante o feriado e clicar em uma extensão de chamada?
Se ninguém estiver disponível você pode evitar a frustração do usuário que poderia acreditar que tem algum plantão na sua empresa.
Caso você tenha um chatbot ou whatsapp, pode direcionar essas campanhas pra lá.
Digamos que você tenha percebido potencial em captar leads no feriado e quer deixar suas campanhas ativas, lembre-se de alterar sua régua de automação.
E-mails que contenham: “me ligue agora” precisam ser alterados para não frustrar o lead que acabou de converter.
Se você seguiu todas as dicas acima, considere uma redução nas campanhas durante o período de natal ou carnaval, por exemplo.
A não ser que o seu negócio esteja esperando um aumento de vendas nos dias de feriados, uma redução pode fazer bem ao seu bolso.
Usualmente a busca por serviços tende a ser mais baixa nesse período, por isso, qualquer histórico de ano anterior pode apontar um direcionamento sobre o tráfego gerado para o seu site ou app durante os feriados.
Consulte também o padrão dos seus usuários aos finais de semana, eles buscam muito o seu produto ou serviço durante as folgas?
Conhecer o seu cliente pode ajudar a escolher qual campanha ou público deverá ser impactado nas datas comemorativas.
Não recomendamos. Os motivos pelos quais não recomendamos pausar campanhas de marketing digital em feriados:
Você já analisou os dados das suas campanhas nos feriados? Dá uma olhada nesse texto que te ajuda a usar dados para criar uma apresentação de marketing!
CRM, ou Customer Relationship Management, é uma forma estratégica de gerenciar as relações entre uma…
O marketing de referência é uma estratégia de marketing. Usualmente conhecida como "marketing boca-a-boca", se…
Você está buscando uma vaga na área de marketing digital e não sabe por onde…
Preparar uma entrevista de marketing pode ser o primeiro desafio que muitos gestores passam ao…
Aceite que você vai cometer um desses 36 erros de marketing digital. Esse é o…
Atenção: Esse é um artigo vivo, preparei uma lista com cursos online de marketing digital…