marketing-digital-para-psicologos

Marketing Digital para Psicólogos

Você sabia que o psicólogo tem algumas restrições relacionadas à publicidade? Descubra o que pode no marketing Digital para Psicólogos!

Este é o primeiro artigo da série marketing digital para prestadores de serviços. A série vai apresentar algumas soluções de marketing para prestadores de serviço como professores particulares, advogados, psicólogos e muitos outros profissionais. No artigo de hoje falaremos sobre ideias e inspiração para o Marketing Digital para Psicólogos.

Primeiramente gostaria de deixar claro que, tanto o profissional recém formado em Psicologia, quanto o dono de uma clínica, por exemplo, podem (e devem) contar com o marketing digital para trazer mais pacientes e divulgar os seus serviços.

Como começar a divulgar os serviços de psicologia?

Provavelmente um dos maiores desafios para o psicólogo seja atrair pacientes e aumentar a quantidade de clientes. Por se tratar de um ramo no qual a indicação é muito utilizada, porém restritiva, já que comumente um mesmo psicólogo não atende toda a rede de um paciente, esse profissional precisa pensar fora da caixa e ser muito criativo!

Para começar a promover o seu trabalho de psicologia recomendo que:

  • Conheça o seu público-alvo;
  • Entenda bem o que você pode oferecer como diferencial;
  • Esteja presente com seus diferenciais onde o seu público está.

Se você já fez uma reflexão e sabe exatamente os três itens citados acima, vamos seguir para o marketing digital.

Importante: se você não sabe nada de marketing digital, recomendo que dê uma olhada nesses dois textos:

Marketing Digital para Psicólogos

Separei algumas dicas super hands on que servirão como alavanca para o lançamento dos seus serviços nas plataformas digitais

Vamos começar a atrair e reter mais pacientes para a sua clínica?

 Checklist do Psicólogo para marketing digital:

Já que se trata de uma profissão regulamentada, tenha cuidado com a forma que seus serviços são divulgados. De qualquer forma, existe um checklist básico para que você comece no marketing digital.

Separe alguns minutos e responda as perguntas abaixo com honestidade. Se existe alguma coisa que ainda não tem, coloque um prazo para iniciar. Anote também as ideias de postagens ou insights que possam aparecer durante a sua reflexão.

  1. Você possui perfil nas redes sociais?
  2. Com que frequência pensa em conteúdo para fazer postagens?
  3. Você fortalece a indicação por meio da sua rede de pacientes (whatsapp, facebook…)?
  4. Está por dentro das regras de divulgação do Conselho Federal de Psicologia
  5. Você está aberto a novas possibilidades (atendimento por skype ou telefônico)?

O que o Psicólogo não deve fazer como publicidade*:

Divulgar preço dos serviços de psicologia de forma aberta, apesar de que serviços como o Vittude declaram o preço da consulta antes da escolha do profissional da saúde;

Fazer previsões de diagnóstico em redes sociais.

Não de persuasão ou evitar usar gatilhos mentais.

*para ter as informações completas e regras de publicidade detalhadas, consulte o Conselho Federal de Psicologia.

Ideias marketing digital para o psicólogo atrair mais pacientes

  • Planejar e escrever conteúdo que esteja relacionado ao serviço que oferece. Por exemplo, se o público foco é jovem e trabalha, os temas deverão estar relacionados às dores que ele passa durante essa rotina. Como resultado, você criará conexão com o seus futuros pacientes, além de ser lembrado ou indicado por eles.
  • Escolher uma ou duas redes sociais que se sinta mais confortável para divulgar seu conteúdo. Pode ser vídeos mais longos no youtube, curtos no instagram ou textos no Linkedin, principalmente se o foco do seu atendimento esteja relacionado às questões profissionais.
  • Agendar, divulgar e realizar lives no Instagram. Para gerar mais engajamento, pergunte quais temas o seu público gostaria e encerre pedindo que mandem mensagens com perguntas ou opiniões. Faça postagens falando sobre alguma questão sugerida, sem divulgar quem fez, diga que vieram a partir daquele momento.
  • Caso tenha algum orçamento (não precisa ser muito) para marketing digital, uma campanha no google ads pode cair como uma luva, pois você pode atingir pessoas na sua região. Para esse serviço é necessário o conhecimento da plataforma de anúncios ou a contratação de uma consultoria para realização da sua campanha.
  • Por fim, um dos melhores recursos de marketing digital para psicólogos: você pode atrair mais pacientes e aumentar a sua presença online ao responder perguntas em sites como o Doctoralia. Principalmente para os profissionais da saúde que estão em início de carreira, ou precisam divulgar melhor os serviços, essa é uma solução excelente. Em outras palavras, a sua resposta pode aparecer como resposta para milhares de outros pacientes interessados e funcionar como um canal de atração de novos pacientes.

Ideias de marketing digital para o psicólogo reter mais pacientes

Algumas sugestões para divulgar serviços de psicólogo online:

  • De antemão, tenha a média de permanência dos seus clientes e o percentual de clientes que não voltam para dar continuidade. Com os dados em mãos, faça uma análise de causa: por que o paciente não retornou? Pode ser que nessa análise você identifique algumas oportunidades.
  • O seu portfólio de serviços oferece variedade? Por exemplo, você pode ter algum serviço adaptado: sessão online, por exemplo.
  • Você conhece CRM? Uma solução como essa pode te ajudar a mandar mensagens automatizadas de aniversário ou lembretes para próximas consultas 😉

Dicas bônus de marketing para psicólogos:

  • Sabia que o psicólogo também pode pensar em promoção? Preço mais baixo em horário de pouco atendimento pode ser uma boa solução para manter sua grade sempre preenchida! 
  • Ofereça seus serviços para empresas, seja com o objetivo de atrair ou reter, o atendimento b2b é uma forma de trabalhar a sua rede de pacientes e de parceiros. Muitas empresas contratam serviços de psicólogos para treinamento da liderança.
  • Dá uma olhada na lista de cursos de marketing digital online, algum pode ser o que você precisa.

Espero que o artigo tenha sido útil!

Você ficou com alguma dúvida? Testou alguma solução? Deixa nos comentários, pode gerar uma ideia bacana para muitos outros colegas de profissão 🙂

Assine o Blog da Gestão de Marketing GRÁTIS!
Compartilhe nas suas redes sociais:
Profissional de marketing apaixonada por marketing de performance! Acredito que ações bem direcionadas podem ser bem-sucedidas quando conhecemos bem o público e o comportamento do cliente em potencial. Sou capaz de definir indicadores alinhados com o direcionamento estratégico da empresa e gerenciar uma equipe multidisciplinar. Possuo ampla experiência em marketing de performance e aplico de forma sustentável nas estratégias digitais de marcas focadas em growth. Tenho casos de sucesso no uso do mix: Inteligência de Mercado + Inbound Marketing, Automação de Marketing, Chatbot, CRM, Interfaces Design e User Experience (UX). Sou certificada pelo Google (Google Ads), tenho boas habilidades nas ferramentas: Facebook Ads, Hubspot, RD Station e Excel. Também tenho experiência em plataformas de análise de desempenho digital: Google Analytics e SEM Rush, para acompanhar os resultados de SEO.
Posts criados 24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo