Preparar uma entrevista de marketing pode ser o primeiro desafio que muitos gestores passam ao assumir a liderança de uma equipe de marketing. Apesar de parecer complicado recrutar o profissional perfeito, esse texto pretende responder a pergunta de muitos: como fazer uma entrevista de marketing?
Defina o escopo da vaga
O primeiro passo pra começar com o pé direito o processo seletivo, tenha clareza sobre o tipo de profissional que deseja ter no seu time. Embora pareça fácil, muitas vezes o RH não tem o mesmo entendimento das atividades da vaga, detalhar bem as atividades que o profissional vai exercer é esclarecedor para quem vai fazer a triagem inicial.
Uma dica que pode ajudar durante essa etapa: pesquisar vagas de marketing semelhantes pode ser uma forma de ter uma boa referência e inspiração.
A triagem dos candidatos para a entrevista de marketing
Existem dois possíveis cenários durante essa etapa do recrutamento: ou você tem muitos perfis ou tem falta de profissional para o perfil da vaga. Vamos começar tratando o primeiro cenário que é o excesso de candidatos.
O que fazer quando chegam muitos candidatos para a mesma vaga?
Pode ser que você tenha recebido muitas indicações do seu time, ou a vaga de marketing que abriu é muito desejada por muitos. Nesse cenário você tem pluralidade de profissionais para avaliar e as perguntas que podem aparecer:
Será que tem muita gente qualificada nessa lista? Como vou conseguir olhar todos os perfis com um olhar justo?
Inegavelmente a melhor forma de dar sequência: uma triagem com todos os perfis que chegaram pra avaliar e, pra fazer isso de forma eficiente, você precisa saber bem o que procura. Por exemplo, se você busca um candidato sênior todos os perfis juniores poderiam ser descartados na primeira triagem. Outra forma de fazer isso de forma ágil se dá por meio da busca do requisito primordial. Na prática, isso significa que, se você está buscando um analista sênior que possui experiência em ads, deve começar o seu filtro por quem possui ads no perfil.
O que fazer quando chegam poucos ou nenhum candidato para a sua vaga?
Por mais que seja difícil, isso acontece por muitos motivos. Pode ser que a empresa não seja atraente para o perfil desejado, já pensou nisso? Outra causa que pode justificar a escassez de profissionais é a demanda. Para vagas de marketing de performance, por exemplo, pode ser desafiador encontrar um profissional sênior que esteja disponível ou insatisfeito com a empresa atual pelo fato do perfil ser muito específico.
Uma possível solução é montar uma boa rede e contar com essa rede pra indicar profissionais de marketing. Não tenha vergonha em adicionar, normalmente as pessoas se sentem bem em indicar profissionais, além do mais, essa ação aproxima você de um outro profissional do mercado que pode te ver como um parceiro 🙂
Surpreendentemente aqui vai outro fator que ocasiona a escassez: falta de entendimento sobre o perfil desejado, por isso ter um bom escopo é fundamental.
Como preparar uma entrevista de marketing?
Dizem que quanto mais fluida a entrevista de emprego, melhor é. Seu papel nesse momento é planejar uma ambiente que deixe o seu candidato a vontade, que faça com que o profissional se sinta a vontade durante a entrevista.
Pense em perguntas de forma estruturada, mas deixe que o profissional conte a sua experiência.
Além disso, você pode separar os interesses em categorias, planejar perguntas que abordam temos importantes como relacionamento com a equipe ou resultados alcançados.
Por exemplo, aqui tem algumas perguntas:
- O quanto você contribuiu durante a empresa nessa experiência profissional? Com resposta a essa pergunta o entrevistador avalia o quanto o profissional tem entendimento sobre o seu papel. Essa pode ser aplicada em qualquer nível de seleção.
- Qual é o projeto que você mais se orgulha e por que? Para vagas de analista ou gestão essa é super importante. Ao questionar o candidato sobre o projeto você descobre o que ele mais gosta, inclusive o motivo pelo qual o olho dele brilha, o que faz ele feliz.
- O que precisa ser desenvolvido no ser perfil profissional? Em outras palavras, essa pode dizer o quanto ele desenvolveu o autoconhecimento e o como ele pretende desenvolver a competência profissional em questão.
Concluindo: tenha em mente que, mesmo com urgência, demore o tempo que precisar, prepare um teste e marque mais de um encontro se julgar necessário, afinal, conhecer melhor um candidato pode fazer uma grande diferença!